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Sequência Didática

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Sequência Didática: História Local e Patrimônio Arqueológico

Sequência Didática: História Local e Patrimônio Arqueológico

Apresentação

A presente sequência didática foi elaborada com o objetivo de articular o ensino de História à Educação Patrimonial, considerando o patrimônio cultural como elemento formador das identidades individuais e coletivas dos estudantes. O ponto de partida dessa proposta está no reconhecimento dos alunos como sujeitos sociais, históricos e partícipes do processo de atribuição de sentidos aos bens patrimoniais de suas comunidades.

A proposta busca ainda valorizar os referenciais afetivos e subjetivos dos alunos, por meio de práticas que estimulem a leitura de mundo a partir de suas próprias vivências. Ao propor atividades como rodas de conversa, trilhas temáticas, produção de textos, análises de imagens rupestres e investigação de objetos significativos, favorece-se a construção de um conhecimento que une o individual ao coletivo, o local ao global.

Objetivo Geral

Desenvolver a compreensão dos conceitos de patrimônio cultural, memória e identidade por meio da Educação Patrimonial, articulando-os ao ensino de História com base no Complexo Arqueológico da Bebidinha, promovendo a formação da consciência histórica e o reconhecimento dos estudantes como sujeitos sociais e culturais.

Objetivos Específicos

  • Estimular a investigação histórica a partir de fontes materiais e digitais.
  • Desenvolver a consciência histórica por meio da reflexão sobre o tempo, identidade e pertencimento.
  • Promover a leitura crítica de diferentes linguagens (imagens, textos, mapas, arte rupestre).
  • Valorizar os bens culturais como expressões de memória e identidade coletiva.

Metodologia

A proposta será desenvolvida de forma participativa e investigativa, com atividades interdisciplinares e centradas no uso do blog educativo sobre o Complexo Arqueológico da Bebidinha. A metodologia baseia-se nos princípios da Educação Patrimonial, articulando etapas de observação, registro, exploração e apropriação, conforme proposto por Horta (1999).

A proposta aqui apresentada consiste na utilização de cinco (5) aulas de cinquenta (50/60) minutos cada, condizente com o tempo de aula vivenciado nas escolas municipais e estaduais do Estado do Piauí.

Proposta da Sequência Didática

Tema: O que é Patrimônio Cultural?

Problematização: Vivemos rodeados de marcas da presença humana no tempo: objetos, construções, tradições, saberes, crenças, festas, práticas cotidianas. Mas o que faz com que certos elementos da cultura sejam considerados patrimônio cultural, enquanto outros são esquecidos? Quem escolhe o que deve ser preservado?

Ao entender esse conceito, os estudantes poderão analisar os vestígios e as manifestações do passado — como a arte rupestre da Bebidinha — de maneira crítica, investigando como esses bens culturais dialogam com o presente e com suas próprias experiências de vida.

Recursos Didáticos

  • Projetor multimídia
  • Imagens de Buriti dos Montes e outras localidades
  • Papel Kraft, marcadores, revistas, jornais, celulares (para pesquisa e imagens)
  • Materiais para montagem do mapa/painel (cartolinas, cola, canetas etc.)

Roteiro Didático

O primeiro momento com os estudantes deve ser dedicado ao estabelecimento de um diálogo significativo sobre o conceito de Patrimônio Cultural. Essa etapa introdutória tem como principal objetivo apresentar, de forma clara e acessível, os conceitos fundamentais, as categorias e as principais divisões que estruturam esse campo, articulando-os com a realidade social, histórica e cultural vivenciada pelos alunos.

É importante que essa abordagem seja objetiva e provocativa, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. Para isso, o professor pode lançar mão de perguntas problematizadoras, como: O que é considerado patrimônio cultural? Quem decide o que deve ou não ser preservado?

Referências Bibliográficas

  • DIAS, Claudete Maria Miranda. Povoamento e despovoamento: da pré-história à sociedade escravista colonial. Recife: Bagaço, 2006.
  • GUIDON, Niède. As ocupações pré-históricas do Brasil. IN, CUNHA, Manuela Carneiro da.
  • HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN/Museu Imperial, 1999.
  • MONTE, Paula Luana Soares. Lugares de memória e educação patrimonial: reflexões e propostas para o ensino de história em Buriti dos Montes-PI. 2025.
Planos de Aula: Complexo Arqueológico da Bebidinha

Planos de Aula: Complexo Arqueológico da Bebidinha

Plano de Aula 1: Leitura Orientada do Blog sobre o Complexo Arqueológico da Bebidinha

Habilidades da BNCC:

  • Fundamental (6º ano) - EF06HI01: Utilizar fontes históricas para interpretar ações humanas no tempo.
  • Fundamental (6º ano) - EF06HI03: Identificar as características das sociedades pré-históricas.
  • Ensino Médio - EM13CHS202: Analisar diferentes formas de uso dos espaços e os conflitos associados.
  • Ensino Médio - EM13CHS303: Discutir o papel do patrimônio no reconhecimento da diversidade cultural.

Componente Curricular: História

Turmas: 6º ano EF/ 1º ano EM

Duração: 1 a 2 aulas (50 min cada)

Objetivos de aprendizagem:

  • Analisar vestígios arqueológicos como fontes históricas.
  • Compreender a ocupação humana na região do Piauí e suas características culturais.
  • Desenvolver a habilidade de leitura crítica de textos e imagens em ambiente digital.
  • Refletir sobre o papel do patrimônio arqueológico na construção da identidade regional.

Metodologia (Passo a Passo):

  1. Apresentação inicial: Roda de conversa sobre o que os alunos já sabem sobre arqueologia e patrimônio (10 min).
  2. Exploração do blog: Acesso ao blog e leitura dos textos e análise das imagens com base em um roteiro de questões orientadoras (20–30 min).
  3. Discussão coletiva: Compartilhamento de descobertas e relação com conceitos históricos (10 min).

Avaliação: Participação ativa nas discussões e preenchimento do roteiro com respostas fundamentadas.

Plano de Aula 2: Caça ao Tesouro Virtual

Habilidades da BNCC:

  • Ensino Fundamental – Anos Finais - EF08HI01: Identificar os processos de constituição das sociedades antigas americanas e as permanências e rupturas nas formas de organização social.
  • Ensino Fundamental – Anos Finais - EF08HI02: Analisar as formas de registro e os vestígios materiais deixados por diferentes povos e culturas ao longo do tempo.
  • Ensino Fundamental – Anos Finais - EF08HI06: Analisar o papel da memória, da identidade e da diversidade na constituição do patrimônio histórico-cultural.
  • Ensino Médio - EM13CHS102: Analisar as dinâmicas territoriais, as interações culturais e os processos históricos de ocupação e uso do território em diferentes tempos e espaços.

Componente Curricular: História

Nível de Ensino: Ensino Fundamental II ou Ensino Médio

Duração: 1 a 2 aulas (50 min cada)

Objetivos da aprendizagem:

  • Estimular a pesquisa e interpretação de fontes digitais.
  • Desenvolver o senso crítico e histórico a partir da Educação Patrimonial.
  • Reconhecer a importância da preservação do patrimônio arqueológico.
  • Compreender a ocupação histórica da região a partir de vestígios materiais.

Metodologia:

  1. Preparação: Dividir os alunos em duplas ou trios e fornecer um mapa digital com pistas.
  2. Atividade: A “Caça” será guiada por perguntas como localização do sítio arqueológico e análise dos vestígios encontrados.
  3. Registro: Preenchimento de uma ficha de descobertas e apresentação de um resumo final.

Avaliação: Participação ativa e clareza das respostas às pistas.

Plano de Aula 3: Comentários Reflexivos

Habilidades da BNCC:

  • Ensino Fundamental – Anos Finais - EF08HI06: Analisar o papel da memória, da identidade e da diversidade na constituição do patrimônio histórico-cultural.
  • Ensino Fundamental – Anos Finais - EF08HI04: Utilizar fontes históricas (textos, imagens, mapas, objetos) para elaborar explicações sobre os processos sociais e culturais.
  • Ensino Fundamental – Anos Finais - EF08HI07: Discutir a importância da preservação do patrimônio material e imaterial para a valorização da história e da memória social.

Componente Curricular: História

Nível de Ensino: Ensino Fundamental II ou Ensino Médio

Duração: 1 aula

Objetivos: Estimular a produção escrita, o pensamento crítico e a relação entre patrimônio, identidade e memória.

Metodologia:

  1. Atividade: Após a leitura de textos e análise das imagens, os alunos postam comentários reflexivos no mural físico ou no blog.

Avaliação: Capacidade de relacionar os conteúdos com temas como identidade, memória e patrimônio cultural.

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