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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Preservar o patrimônio cultural vai além de cuidar de objetos antigos; trata-se de garantir que as histórias f...

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Preservar o patrimônio cultural vai além de cuidar de objetos antigos; trata-se de garantir que as histórias fundamentais que moldaram a sociedade brasileira não se percam. Ao preservar nossa memória coletiva, asseguramos que as futuras gerações tenham a oportunidade de aprender com o legado deixado pelos que vieram antes. Para isso, é essencial promover a Educação Patrimonial, que fortalece o sentimento de pertencimento e conscientiza sobre o valor do patrimônio.

O que é Educação Patrimonial?

A expressão "Educação Patrimonial" tem origem no termo inglês heritage education e refere-se a um trabalho pedagógico que se utiliza do patrimônio como fonte primária de conhecimento e de construção de identidade - tanto individual quanto coletiva. Essa abordagem propõe que, por meio do contato direto com as evidências materiais e imateriais da cultura, crianças e adultos sejam levados a reconhecer, apropriar-se e valorizar sua herança cultural.

Histórico no Brasil

O termo "Educação Patrimonial" começou a se configurar no Brasil a partir da década de 1980, em meio às discussões sobre patrimônio histórico-cultural. Sua introdução ocorreu com o 1º Seminário sobre o Uso Educacional de Museus e Monumentos, realizado em 1983 no Museu Imperial de Petrópolis, RJ, pela museóloga Maria de Lourdes Horta.

Metodologia

Conforme Horta, Grunberg e Monteiro (1999), a aplicação da metodologia da Educação Patrimonial alicerça-se em quatro etapas:

  • Observação: refere-se ao que está sendo visto. Nesta etapa, são feitas perguntas ao objeto que está sendo analisado para obter o máximo de informações.
  • Registro: os alunos demonstram, de forma escrita, oral ou por meio de desenhos, o que descobriram sobre o objeto analisado.
  • Exploração: análise do problema, levantamento de hipóteses, discussão em grupo e pesquisa em outras fontes.
  • Apropriação: o significado que ficou para cada pessoa sobre o objeto estudado.

Importância e Objetivos

A Educação Patrimonial pode ser compreendida como um processo contínuo e estruturado de caráter educativo, que tem como eixo central o Patrimônio Cultural em suas diversas manifestações. Mais do que preservar o passado, ela promove uma vivência ativa, estimulando o usufruto consciente dos bens culturais e incentivando a produção de novos saberes.

"A Educação Patrimonial possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido."

- Guia Básico de Educação Patrimonial (1999)

Educação Patrimonial como Transformação Social

A Educação Patrimonial torna-se uma ferramenta de transformação social, capaz de fortalecer os vínculos identitários e promover a proteção efetiva do patrimônio. Para que isso ocorra, é fundamental que se baseie na construção coletiva e democrática do conhecimento, envolvendo o diálogo contínuo entre agentes sociais e culturais, e a participação ativa das comunidades.

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